Sobre

O dia exacto da fundação da Casa Reis perdeu-se no tempo, mas certo é que corria o ano de 1860, quando Narciso losé Teixeira abriu o estabelecimento «Tem Tudo». Situava-se no, então designado, Largo das Tendas, agora Praça Conde S. Bento, numa loja situada em frente às instalações actuais (actualmente uma frutaria). A mudança para novas instalações deu-se em 1902, já como Casa Reis sob a gerência de António José dos Reis. Este empresário, oriundo da cidade do Porto, foi o responsável pela empresa durante a primeira metade do século passado. Dedicando-se ao comércio de fazendas, miudezas, decorações e «amostras» (termo que é uma das imagens de marcado estabelecimento), e, mais tarde, pronto a vestir, contribuiu para a democratização da moda, quer pela grande variedade de artigos disponíveis para venda ao público, quer pelos preços relativamente acessíveis que sempre praticou. Tendo pugnado pelo regime republicano, António José dos Reis teve de refugiar-se, primeiro na cidade do Porto e, depois, no sótão do seu estabelecimento. Passado este momento conturbado, a Casa foi crescendo, tal como a importância do seu gerente na sociedade local. Foi vereador da Câmara Municipal, mesário da Santa Casa da Misericórdia, presidente da Associação Comercial e do Montepio Tirsense, bem como sócio-benemérito dos Bombeiros Voluntários de Santo Tírso.
O crescimento da empresa foi mais evidente, depois da mudança do primeiro edifício para um mais pequeno. Aí as instalações foram ampliadas, tendo a Casa alargado-se ainda mais, para o edifício onde hoje se encontra o pronto a vestir.

Na 2ªmetade do século, o estabelecimento conheceu outras gerências. Até que, em 1997, deu-se a separação da empresa em três sociedades independentes: o pronto-a-vestir ficou a cargo da empresa Deocleciano de Oliveira Branco; a loja de linhas industriais pertence à sociedade Carneiro e Reis; e, a retrosaria (herdeira mais directa da empresa-mãe), da responsabilidade da empresa Magno e Reis.


Jornal de Santo Thyrso 15 de Outubro de 2010

O percurso da empresa

1860 / 1898 “Tem tudo “, gerência Narciso José Teixeira
1898 / 1902 “Tem Tudo” , gerência António José dos Reis
1902 / 1949 “António José dos Reis”, gerência António Reis
1950 /1958 “António José dos Reis Sucrs”, gerência Deocleciano De Oliveira Branco

1959 /1967 “ Deocleciano De Oliveira Branco“ gerência Deocleciano De Oliveira Branco
1967/1992 “Deocleciano De Oliveira Branco, Lda” gerência José Reis Teixeira
1992/1997 “Deocleciano de Oliveira Branco, Lda”, gerência Filipe Reis e António Matos
1997/ 2001 «Magno & Reis – Miudezas e Tecidos, Lda», gerência Magno Braga e Filipe Reis

2001/2010 «Magno & Reis – Miudezas e Tecidos, Lda», gerência Magno Braga e Hugo Braga

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.